domingo, 7 de setembro de 2008

Química_(Kellen)

A partir da revolução industrial foram introduzidas no cenário econômico novos meios de produção, as fábricas, que são altamente prejudiciais ao meio ambiente por lançarem gases na atmosfera, através da queima de combustíveis fósseis, entre esses gases está o gás carbônico que é um dos principais causadores do fenômeno aquecimento global.
Apesar do vapor já ser utilizado como energia no século 18, ainda não tinha sua aplicação em larga escala, foi quando em 1781, James Watt introduziu inovações tecnológicas na máquina a vapor, criando o eixo excêntrico, esta criação foi que permitiu transformar o movimento de vai-e-vem num movimento circular acionando assim uma roda dando condições de tracionar qualquer objeto, isto permitiu que a máquina a vapor fosse usada em outras aplicações, este fato aparentemente simples aos nossos olhos de hoje, foi na realidade um determinante tecnológico do veio a ser conhecido como a "Revolução Industrial.


O Aquecimento Global é um dos assuntos mais discutidos e mais preocupantes em todo mundo. Essa ameaça ao Planeta Terra foi fruto de ações do homem, atos que nunca foram controlados e agora com a situação se agravando, nos damos conta do grande problema que foi causado. O homem busca soluções para amenizar o Aquecimento Global, mas não é tão simples reverter à situação, que um dia começou pequena, e que naquela época poderia ter sido pensada nas conseqüências. Portanto o homem agora pensa em inúmeras formas de ajudar o Planeta Terra, idéias que nem sempre são validas e que nem sempre se concretizam.

A Revolução Industrial:(a partir do século XVIII, Inglaterra) é considerada como um dos símbolos do Capitalismo, que em nome do lucro, fez uso desenfreado dos recursos naturais.

O ser humano vem aumentando irresponsavelmente seu consumo. Diante de tantos danos ambientais em conseqüência disso, a humanidade se volta tanto ao capitalismo esquecendo-se do impacto ambiental que tem sua causa no consumo desnecessário e excessivo. Cada vez mais o homem tem a obsessão por vender, comprar, gastar, ter relações comercias em geral. Assim mais indústrias vão surgindo, e com elas a poluição vem junta, contaminando a atmosfera, os rios e o ambiente onde se encontram. E também devido ao grande consumo, os produtos vão sendo inovados, fazendo com que percam muito rápido seu valor, isso acarreta em uma grande produção de lixo contribuindo na poluição do meio ambiente.
Apesar de o assunto ser muito discutido entre todos, não tem despertado uma grande consciência de ação nas pessoas que buscam apenas o suprimento de suas necessidades e luxo e acabam esquecendo-se do risco que esses podem causar ao planeta Terra. Tais problemas só teriam um resultado significativo quando houver realmente uma grande redução de seus causadores.Cada um deve fazer sua parte, tomando medidas que estão ao seu alcance, em pequenos atos, que somados, grandes mudanças podem acontecer, como a diminuição dos efeitos do Aquecimento Global. Assim o Planeta Terra terá melhoras, pois a função do homem agora é pensar no alerta que a Terra está dando e tentar reverter essa situação enquanto é tempo, usar sua inteligência para dominar a natureza não com força e sim com compreensão, de que toda causa tem um efeito. A revolução industrial tem sim uma grande relação com o aquecimento global, pois se não houvesse as invenções do homem o ar não estaria tão poluído da maneira que ele se encontra atualmente. Por isso é importante lembra que só com uma grande conscientização geral é que ele diminuirá. O aquecimento global já é um assunto bem batido e explicado atualmente, porém, mesmo assim não vemos grandes mudanças no comportamento da sociedade em geral. Enquanto as pessoas não sentirem realmente os problemas que podem nos atingir não irão REALMENTE mudar. A esperança de uma redimir o problema e ter um futuro melhor será alimentada com nossas atitudes, enquanto não mudarmos e não exigirmos mudanças dos 'poderosos', nossas esperanças e nosso futuro estarão ameaçados... Ou seja,FAÇA
A SUA PARTE!

Nenhum comentário: