quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Geografia_ ( Luciana Amaral )







Transformações ocorridas na organização
espacial ,no século XIX:

A organização espacial variou de acordo com papel diferenciado que ocuparam as colônias, as metrópoles e outras regiões do globo, com maior ou menor grau de integração ao novo sistema econômico.As transformações sociais e econômicas associadas a esse período foram tão intensas que representaram uma verdadeira revolução, chamada de Revolução Industrial.Porém, a mais profunda transformação espacial ocorreu com a introdução da indústria moderna na Inglaterra, que marcou o inicio do capitalismo industrial (concorrencial ou liberal). A industrialização não provocou mudanças apenas na forma de produção, mas direcionou toda a configuração do espaço atual. Modificou as relações sociais e territoriais, difundiu cultura e técnica, aprofundou a competição entre os povos, concentrou a população no espaço e provocou o crescimento cada vez maior das cidades.
O crescimento extremamente rápido das cidades na época industrial produz a transformação do núcleo anterior - que se torna o centro do novo organismo -, e a formação ao redor deste núcleo, de uma nova faixa construída: A PERIFERIA.
O núcleo já tem uma estrutura formada, mas não pode mais tornar-se o centro de um aglomerado humano muito maior: as ruas são demasiado estreitas para conter o trânsito em aumento, as casas são demasiada diminutas e compactas para hospedar sem inconvenientes uma população mais densa. Assim, as classes abastadas abandonam gradualmente o centro e se estabelecem na periferia; as velhas casas se tornam casebres onde se amontoam os pobres e os recém imigrados.
Os efeitos destas transformações se somam e se tornam mais graves por volta de meados do século XIX. A periferia torna-se então um teritório livre onde se somam um grande número de iniciativas independentes: bairros de luxo, bairros pobres, industriais, depósitos, instalações técnicas, etc.

Nenhum comentário: