quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Matemática _ ( Monielle Cunha )

Funções:

A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática outras ciências, como a física e a química. Na matemática, o estudo de função é dividido basicamente em:

  • Características, tipos e elementos de uma função.
  • Função do primeiro grau.
  • Função do segundo grau
Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia-a-dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Para que esse gráfico tome forma é necessário que essa relação, comparação seja representada em uma função na forma algébrica.

O Gráfico:

É um instrumento que possibilita transmitir muitas vezes o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples. Não adianta nada você saber efetuar a confecção de um gráfico se não souber a que finalidade se destina determinado gráfico. Desta forma você correrá o risco de apresentar um gráfico que não seja adequado a uma determinada situação.
Na Revolução Industrial a matemática foi fundamental, ela representava graficamente dados discutíveis da classe operaria tais quais: carga horária, idade do trabalhador, quantidade da produção e etc. E também explicava a economia inglesa antes, durante e depois da Revolução Industrial. Os impactos ambientais que as maquinas a vapor causaram.Com isso as estatísticas dos gráficos se tornaram fatores que pesavam nas decisões dos patrões e governadores.


A Matématica durante a revolução Industrial






A matemática durante a Revolução Industrial teve como objetivo mostrar a porcentagem e a taxa de fatos ocorridos. Os gráficos têm as funções de ilustrar os fatos que se passavam naquela época. No trabalho, é apresentado um retrospecto da história das origens do desenvolvimento das máquinas a vapor da Grécia Antiga até os projetos dos barcos a vapor e locomotivas na Revolução Industrial. É mencionada questão que levou James Watt a levantar problema matemático que seria resolvido de forma aproximada e finalmente é exposta a solução exata do problema. Para tal é feito uma breve revisão do conceito matemático de inversão e essa questão é relacionada com a de outros problemas matemáticos contemporâneos. Isso tudo era resolvido através do estudo dos gráficos.


Índice de desemprego durante o período da Revolução Industrial.




Importação dos equipamentos.




Gráfico sobre a temperatura Global a partir da Revolução Industrial:


O gráfico mostra as variações na temperatura média da superfície e dos oceanos do planeta desde 1860 (o 0 equivale à temperatura média do período entre 1961-1990). Os dados indicam que houve um aumento expressivo desde a Revolução Industrial, no século XIX.


Um comentário:

Unknown disse...

sou acadêmico de administração de empresas, e o estudo científico elaborado por vocês me ajudou muito parabéns a todas que fizeram parte do trabalho, pois, esta muito bom!!