sexta-feira, 5 de setembro de 2008

História_ ( Angélica Campos )





A Revolução Industrial se caracterizou por um conjunto de mudanças tecnológicas, onde gerou varias transformações, tanto social, quanto econômica. Teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII, que se expandiu no século XIX.Antes da revolução, a atividade produtiva era artesanal, período onde o trabalho era manual e havia poucas maquinas, sendo elas simples e utilizadas nas suas próprias oficinas. Com o decorrem do tempo, e inicio da Revolução Industrial, os trabalhadores foram substituídos por maquinas nas fabricas, pois as maquinas eram mais eficientes, porque produziam mais em menos tempo e não paravam com as produções.Essas transformações geraram varias reivindicações dos operários, dentre elas: melhores condições de vida, direitos de reivindicar suas idéias, a e participação no Parlamento. Enfim, queriam que seus esforços e trabalhados fossem mais valorizados e voltassem a predominar novamente. Só que no final de tudo, as maquinas acabou sendo mais valorizadas pelos lucros que elas geravam, com isso, os trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por Máquinofatura.A Revolução Industrial alterou muito as condições de vida do trabalhador braçal, provocando um grande numero de deslocamento da população rural para as cidades, criando assim enormes concentrações urbanas. No incio da ravolução os operários viviam em condições horríveis, muitos dos trabalhadores tinham como moradia um cortiço, o salário era pessimo, e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor.Segundo os socialistas, o salário, antes pago apenas para a sobrevivencia, cresceu à medida que os trabalhadores pressionam os seus patrões para tal, ou seja, se o salário e as condições de vida melhoraram com o tempo, foi graças à organização e aos movimentos organizados pelos trabalhadores.Alguns trabalhadores, indignados com sua situação, reagiam das mais diferentes formas, das quais se destacam:

Movimento Ludista:

Foi um movimento popular que surgiu na Inglaterra, entre 1811-1818, dedicado as distruições de máquinas e também os protestos contras as evoluções tecnologicas.
Ned Ludy foi o comandante dos escradões Luditas (homens de maus desígnios), que tinham objetivos de lutar contra a evolução de máquinas e destruir tudo que encontravam, pois temiam a essas tranformações.Os Ludistas ficaram conhecidos como “quebradores de máquinas”, pois, segundo eles, estavam sendo trocados e perdendo seus valores, pelas máquinas serem mais eficientes e produzirem mais trabalhos em menos tempo. Por isso se revoltaram e começaram o movimento invadindo as fábricas e destruindo as máquinas.O ludismo não foi exclusivamente inglês, pois foram registrados movimentos semelhantes na Renânia, na Suíça, na Bélgica e na Silésia.

Movimento Cartista:

O cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX em 1837, quando a “Carta do Povo” foi redigida por William Lovett, com o objetivo de reivindica as descisões do governo e lutar pelo direito do voto do homem, voto secreto através de cédula, igualdade dos distritos eleitorais, eleições anuais, a participação dos operários no Parlamento e tambem o pagamento aos deputados.É preciso saber, no entanto, que os governantes não aceitaram o Cartismo, e que de certa forma, politicamente ele foi derrotado. Mas, que foi importante para gerar varias mudanças, como a primeira lei de proteção ao trabalho infantil, em 1833, a lei de imprensa, em 1836, a reforma do código penal, em 1837, a regulamentação do trabalho feminino infantil, a lei de supressão dos direitos sobre os cereais, a lei permitindo as associações políticas e a lei a jornada de trabalho de 10 horas.

Movimento Sindicalista:

Foi um movimento, onde os trabalhadores assalariados se associavam para proteger os seus interesses, mas ao mesmo tempo, era também uma doutrina política.O sindicalismo tinha origem dos artesões na Europa medieval, no século XVIII, durante a Revolução Industrial na Inglaterra. Essa evolução se tornou importante para o capitalismo, porque foi onde as máquinas ganharam seus lugares nas fabricas, ocupando o lugar dos operários, com isso os capitalistas se tornaram donos da situação e tinha todo o poder de pagar o salário que quisesse aos operários.

Nenhum comentário: